-
Arquitetos: BPA ARCHITECTURE
- Área: 5208 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marie-Caroline LUCAT, Julien Thomazo, Didier Boy de La Tour
-
Fabricantes: AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Definida pelo clima do mediterrâneo e pela paisagem envolvente, a arquitetura da escola secundária de Rosa Parks inspira-se nos palácios do sul da Europa ao reunir o seu programa em torno de um majestoso pátio que proporciona sombra e frescor. Formando um continuum espacial e aproveitando o microclima confortável em todas as estações, o volume se assemelha quase a um claustro. O pátio central torna-se aqui um espaço ao ar livre tranquilo para os estudantes se encontrarem.
O projeto se insere de forma otimizada em seu contexto: o generoso pátio proporciona uma área externa protegida dos ventos dominantes em sua totalidade a qual, sendo parcialmente coberta, permanece sempre ensolarada. Ao direcionar as funções para o interior, também oferece uma barreira contra ruídos externos e outros incômodos urbanos.
Lembrando a abadia de Fontfroide, a arquitetura em forma de claustro oferece um jogo de luz natural em sua colunata que emoldura os pátios. Os vários espaços são servidos tanto por galerias abrigadas, protegendo os usuários das intempéries (como ventos fortes e ondas de calor), quanto por circulações internas com iluminação natural.
Os alunos têm um vínculo visual constante com a paisagem, suas colinas e áreas verdes. Dessa forma, nos distanciamos do arquétipo do edifício escolar com corredores escuros.
A organização espacial em torno deste pátio central oferece muitas oportunidades: tudo é visível e nada está muito longe, todos sabem onde estão e para onde podem ir. O encontro é promovido enquanto a vigilância dos adultos se mistura naturalmente, permanecendo passiva, mas eficaz, por meio da visibilidade mútua bem-humorada.